As inscrições para a Oficina de Quadrinhos 2013 estão abertas!

Inscrições abertas para a seleção de novos estudantes até o dia 20 de fevereiro. São ofertadas 40 vagas para o curso com duração de um ano. Podem se inscrever candidatos A PARTIR dos 15 anos de idade. O teste será aplicado no dia 23 de fevereiro, das 9h às 12h, no Centro de Humanidades 2 da UFC, na Avenida da Universidade.

As aulas estão previstas para começar dia 2 de março. Para se inscrever basta preencher o formulário AQUI: http://bit.ly/XfwXW1.


PS.: É necessário ainda pagar uma taxa simbólica no valor de R$1,00 a ser entregue pelo candidato no dia da prova. Dúvidas? Confira esse super-tira-dúvidas que nosso monitor Rafael Salvador fez:

Sobre a Oficina de Quadrinhos A Oficina de Quadrinhos é um projeto de extensão do curso de Comunicação Social que existe desde os anos 80, na qual seus alunos e alunas aprendem os vários aspectos da criação de uma história em quadrinhos, abordando desde as noções básicas de desenho à técnica de redação de roteiros e diagramação de páginas, até a sua fase final de produção e publicação.

Na Oficina, serão tratados vários aspectos das histórias em quadrinhos, desde a criação do enredo às noções básicas de desenho, chegando às fases de produção e publicação. O curso é GRATUITO terá duração de um ano, com aulas aos sábados, das 9h às 12h, no Departamento do Curso de Comunicação Social da UFC.

Os módulos serão bimestrais e trabalhados de maneira aprofundada e direcionada aos quadrinhos.
- Roteiro e criação de personagens
- Desenho
- Quadrinização e arte-final
- Produção de histórias em quadrinhos.

O candidato poderá optar por fazer a prova para a OFICINA INTEGRAL ou por cursar UM DOS módulos de seu interesse. Para participar de apenas um dos módulos basta, no dia da prova, indicar o de sua preferência. Se houver interesse em mais de um, o candidato terá de indicar por ordem de interesse.

Além desses módulos a Oficina também inclui aulas avulsas para enriquecer o aprendizado, como técnicas de pintura e colorização, técnicas avançadas de desenho, webcomics, criação de portfolio, programas de edição gráfica, etc.


Perguntas frequentes:

“Eu não sei desenhar, então eu não tenho nenhuma chance de ingressar, certo?”
Errado! A Oficina de Quadrinhos não exige dos seus alunos habilidades avançadas de desenho, já que esse não é o nosso foco. A oficina seleciona seus participantes de acordo com não apenas as habilidades de desenho, mas também com sua criatividade e capacidade de contar histórias (se você só sabe fazer bonecos de palito mas sabe escrever boas histórias, terá a mesma vantagem de um desenhista experiente). Além do mais, dentro da oficina você aprenderá a desenhar desde o básico e a partir daí desenvolver seu estilo de desenho.

“Vocês vão me ensinar a fazer mangás ou comics?”
A gente ensina a produzir quadrinhos, sem distinção de estilos e formatos. A partir daí você desenvolve seu estilo: mangá, comic, tiras, fotonovela, você decide!

“Eu gosto de quadrinhos, mas não curto desenhar…”
Não há problema, muitos participantes da nossa oficina se especializam em outras técnicas como roteirização e colorização, criando ótimas parcerias com diversos artistas.

“Quanto vai me custar?”
A Oficina de Quadrinhos é gratuita! Você só precisa pagar uma única taxa de inscrição no valor de R$ 1,00, e não cobraremos mais nada de você… a não ser a sua participação nas aulas.

“Meu filho/sobrinho/primo ainda não tem 15 anos, vocês não podem abrir uma exceção só pra ele?”
Sinto muito, mas não podemos fazer isso. Seria uma injustiça para com as outras pessoas que ficaram de fora do curso por causa da idade.

“E quando a Oficina terminar? Gostaria de continuar frequentando nos próximos semestres…”
Fique à vontade, pois um aluno ou aluna que volta é uma amizade que ganhamos! A participação de ex-membros é, foi e sempre será bem-vinda!

5 comentários:

Nina Tangerina disse...

Massa! Não conhecia este projeto mas achei bacana. É o incentivo que eu precisava pra me focar mais em meus desenhos. Que venha a prova e, se tudo der certo, as aulas! =)

Unknown disse...

O curso oferece algum tipo de certificado?

klonepa disse...

o que eu posso estudar para essa prova?

Unknown disse...

O curso oferece certificado ou pontos pac pra quem faz algum curso na area?
Qual o material necessario para levarmos no dia da prova?
Que conteudo devemos estudar para a realização da mesma?

Jéssica disse...

Se as aulas começam no dia 2 de março ,quando será a seleção???

Postar um comentário