Museu dos Quadrinhos!



“O que é um museu? Por definição, um local destinado a preservar, estudar e apresentar ao público coleções de obras de arte, de bens culturais, científicos ou técnicos. Existem diversos tipos de museus: históricos, de animais, de arte e até museus de cera, com réplicas de pessoas e situações que marcaram época. Por que não, então, um museu de quadrinhos? Neste caso, um museu virtual, destinado a resgatar grandes momentos dos quadrinhos no Brasil, para que você possa ter uma idéia do que já foi publicado por aqui e ficar sabendo um pouquinho mais sobre a nona arte. Quem sabe até entender porque os quadrinhos nacionais nunca tiveram um desenvolvimento à altura do que foi e do que é publicado principalmente na Europa, Estados Unidos e Japão.A idéia é colocar em exposição séries antigas, coletâneas e revistas que tiveram maior ou menor sucesso e que deixaram sua marca na memória de tantos e tantos colecionadores e amantes das HQs. Se você é muito jovem e não teve oportunidade de conhecer essas revistas nas bancas, vai ficar sabendo de tudo aqui.”

(Excerto do site Universo HQ:
http://www.universohq.com/quadrinhos/museu_indice.cfm)

Página muito bacana do Universo HQ com um breve porém interessante Museu Virtual de Quadrinhos. Nela encontrei pérolas como capas antigas do Tarzan desenhadas por Harold Foster, Burne Rogarth, Russ Manning (uma das quais ainda tenho comigo: O mundo que o tempo esqueceu) , Joe Kubert, John Buscema e um dos meus desenhistas favoritos do Tarzan o espanhol Jaime Brocal Remohi. Para aqueles que não conhecem Remohi coloquei uma imagem do Tarzan desenhada por ele no início desse post.

Também é possível ver capas da antiga e ótima revista Aventura e Ficção da editora abril, bem como de Heróis em Ação com inesquecíveis histórias dos personagens da DC, das quais destaco as antológicas histórias dos Jovens Titãs (Marv Wolfman e George Perez) bem como o Esquadrão Atari com o traço clássico e afinado de José Luiz Garcia Lopez.

Esses estão na memória de quem tem vinte e poucos anos...

É uma bela viagem!

P.S.: Vide também:

http://3.bp.blogspot.com/_0MWlV5Fbqrk/R1Yd1FZycVI/AAAAAAAAPcU/iX5-VioMu6U/s1600-h/01.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_0MWlV5Fbqrk/R1fswVZycqI/AAAAAAAAPe8/XIOFdXtvfbA/s1600-h/05.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_0MWlV5Fbqrk/R1fswFZycpI/AAAAAAAAPe0/-Dz9-eeP8Y0/s1600-h/01.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_0MWlV5Fbqrk/R0ADOcC1mjI/AAAAAAAAOPI/qgrizyuF-2o/s1600-h/Trinca+44+-+41.jpg

http://www.thefifthbranch.com/gorilladaze/?p=204

http://tomztoyz.blogspot.com/2008/02/batman-robin-batgirl-wallpapers-jose.html

http://www.dccomics.com/dcu/graphic_novels/?gn=3862

http://2.bp.blogspot.com/_uX5KZfqRP6M/R7nIm-CzzII/AAAAAAAAACc/KizmG2v2rf0/s1600-h/El+otro+Necronomicon..jpg

http://capasecompanhia.blogs.sapo.pt/tag/revista+jacto

Um comentário:

Cival Einstein disse...

importante foco de estudos sobre quadrinhos

Postar um comentário