De volta à Cria dos Infernos!


Afastado da sua cria desde 2.005 (como roteirista), Todd McFarlane retorna à publicação para tentar alavancar de novo as vendas. A edição 185 publicada em outubro passado nos E.U.A. esgotou logo na primeira semana. Parece que a coisa funcionou. O atual roteirista Brian Holguin ajuda complementando o roteiro que leva o traço do desenhista Whilce Portacio.


Segundo Mcfarlane, essa edição e as que estão por vir estabelecerão as bases para uma nova fase de Spawn.


A edição 185 já está na sua segunda edição. São 32 duas páginas coloridas ao preço de US $ 2,95.


Através de uma parceria da Image Comics com a Myspace Comics a edição 185 de Spawn encontra-se disponível para leitura on-line. Vide a página:


http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendID=92159514&blogID=450525703


Para maiores informações é só acessar a página oficial da Image Comics:


http://www.imagecomics.com/


(Leva o dicionário de inglês/português)


Abraços!

Red Sonja!


“Entre o tempo em que os oceanos dragaram Atlântida e a ascensão dos filhos de Aryus houve uma época de grandes aventuras...”

Você já ouviu falar na Hirkânia?

Se estivesse no mítico Oceano Ocidental e quisesse chegar lá, teria que enfrentar uma grande jornada.

Primeiro teria que cruzar as montanhas da Ciméria. Depois o reino da Hiperbórea. Descendo um pouco mais ao sul pela Britúnia, afim de evitar a cadeia de montanhas de Kezankian, passaria pelo reino de Zamora (terra da seita maldita do bruxo/guerreiro Thulsa Doom). Entraria então nas terras de Turan, a partir de onde teria que navegar pelo mar interior de Vilayet, para aportar do outro lado nas praias hirkanianas. Mas não poderia ir muito além! Seguir além da Hirkânia, pelas terras de Khitai, muito provavelmente lhe levaria a uma queda pela borda do mundo!

É nesse mítico mundo de aventuras onde se passará o filme Red Sonja, de Robert Rodriguez e Douglas Aarniokoski. A história narra a origem da guerreira de cabelos de fogo que, renascida das cinzas, após ver toda sua família dizimada, parte em busca de vingança contra o terrível Kulan Gath.

A guerreira Sonja apareceu pela primeira vez numa história de Robert E. Howard, intitulada The Shadow of the Vulture, publicada em 1934. Só que seu nome era grafado como Sonya, como o da guerreira eslava do século XVI na qual a personagem foi baseada. A personagem de Howard serviu de inspiração para Roy Thomas e Barry Winsor-Smith criarem a guerreira Sonja na década de 70. Roy era fã das sagas de Conan.

Sonja já teve uma aventura nas telonas estrelada pela modelo e ex-Sra Stallone, Brigitte Nielsen. O filme homônimo de 1.985 foi dirigido por Richard Fleischer e aqui no Brasil ele levou o nome de Guerreiros de Fogo.

No filme de Rodriguez, o papel da heróina guerreira coube à atriz Rose McGowan. O filme tem previsão de lançamento para 2.010.

Quem quiser ver os pôsteres do filme Red Sonja de Rodriguez ou sua versão de 1.985 basta acessar respectivamente em:

http://www.omelete.com.br/cine/100016457/Red_Sonja__Confira_o_novo_cartaz_do_filme_da_guerreira_ruiva.aspx
http://hitshow.net.ua/i/1217316310-RyzhajSonj.jpg

Quem quiser conhecer mais da Era Hiboriana e do mundo de aventuras do escritor Robert Erwin Howard é só dar uma “linkada” a em:

http://gladio.blogspot.com/2007/01/robert-erwin-howard-bardo-ossinico-do.html

http://www.rehupa.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_E._Howard

Até a próxima!

Secult lança revista cultural


No mês de outubro a Secult lançou no Teatro José de Alencar a revista cultural Enredo (Nº0). A revista tem como objetivo “consolidar um espaço democrático para o debate de conceitos e reflexões sobre a nossa Cultura”, conforme consta na apresentação da mesma. A intenção é alargar os meios para promoção, difusão e debate da cultura brasileira. Além de entrevistas, resenhas e artigos, ainda podemos encontrar a participação da Oficina de Quadrinhos da UFC com uma HQ.


O lançamento contou com a presença do secretário da Cultura, Auto Filho, além de gestores da Secult, jornalistas e artistas que participaram da feitura desse número inicial.

Dentre os membros da Oficina de Quadrinhos da UFC que participaram deste Nº 0 estão: Felipe Lima (letreirista/colorista), Dellano Rios (roteirista) e Fred Macedo (desenhista). A Oficina de Quadrinhos da UFC marca sua presença no espaço Requadros: Jornalismo + Quadrinhos, com a história A Morte e O Poeta (pág: 86).

Também poderemos encontrar o texto do Prof. Ricardo Jorge, Internet de Papel? (pág. 47).

A revista enredo teve uma tiragem de 5.000 exemplares e a sua distribuição é gratuita.

A mesma poderá ser baixada na íntegra no link:

http://www.secult.ce.gov.br/revista/revista-enredo

Boa leitura!

Concurso de caricatura


Bom , pessoal

Vejam abaixo concurso de cartoons que sera realizado na ROMÊNIA na cidade de URCIZENI.

Segue o regulamento :

3º Competição Internacional
de Caricatura URZICENI
"Liberdade não é de graça"
ROMÊNIA
Prazo Final: 10 de Dezembro de 2008

Regras:
- Competição aberta a todos cartunistas, profissionais e amadores.
- Tema: "Liberdade não é de graça"
- Obras: max. 5
- Os trabalhos devem ser acompanhados pela biografia do autor.
- Tamanho: A4(210x297mm) , A3(297x420mm)
- Técnica: livre
- Prazo: 10th Dezembro de 2008

Prêmios:
Primeiro prêmio – 1000$
Segundo prêmio – 700$
Terceiro prêmio – 500$
Prêmio especial de 600 $ pelo retrato de alguma personalidade conhecida no mundo.

- Catálogo: Todo artista selecionado irá receber uma cópia.

- Comentário: os trabalhos não serão devolvidos, eles se tornarão propriedade da Casa de Cultura Urziceni para futuras exibições.

Os trabalhos deverão ser enviados para:
CENTRUL CULTURAL MUNICIPAL URZICENI
CALEA BUCURESTI NR.27
925300 URZICENI – IALOMITA
ROMANIA

Diretor do Festival,
NICOLAE PETRACH

Detalhes para contato:
Tel: 0040 722 433 933 ; 0040 243 254 020.
petras23n@yahoo.com
fdcrihana@hotmail.com

Passeando com o Rei dos Sonhos


Esse ano a HQM Editora lançou no Brasil o livro com o "Passeando com o Rei dos Sonhos: Conversas com Neil Gaiman e Seus Colaboradores", de Joseph McCabe. Tive que ler esse livro para escrever minha monografia sobre Sandman e valeu super a pena. Não só pela mono, mas pelo que dá pra ficar sabendo sobre a produção de Sandman. Acredito que seja um livro interessante não só pra quem é fã do título, mas também para quem gosta de quadrinhos em geral.

O livro contém entrevistas com os colaboradores de Neil Giman e duas entrevistas com o próprio Gaiman. Nessas conversas dá pra saber muito sobre como Sandman doi feito, como era a colaboração entre Gaiman e os demais artistas, como as coisas eram decididas, quem criou a aprência dos personagens, os problemas, as soluções que encontraram e etc.

Uma das entrevistas que achei mais interessantes é a do letrista Todd Klein. O cara é demais. Ele é o responsável pelos balões dos perpétuos e conta em que se inspirou para cada criação. Também gostei das entrevistas com os desenhistas, são muito úteis para quem quer entender o processo de produção de um quadrinho. Enfim, vale super a pena.

Desenho básico para animação.


Achei o link desse post por acaso, faz um tempinho. O conteúdo é um resumão sobre técnicas básicas de como construir e "dar movimento" à personagens de animação.


Embora esse material seja voltado para desenho de animação, é um ótimo auxílio para quem quer aprender a dar mais dinamismo e dramaticidade ao seu próprio traço.

As 34 páginas são muito divertidas e o clima é mesmo dos CARTOONs.

Como são poucas páginas e o texto não é denso, nem excessivamente técnico, dá para digerir numa boa.

O texto está em inglês, mas nada que não possa ser compreendido com um pouco de boa vontade e um dicionário inglês/português do lado. Mesmo quem não entende NADA de inglês poderá acompanhar as seqüências, pois tudo foi construído de forma auto-explicativa (é por isso que os desenhos estão lá).

Vale à pena imprimir, ler e DESENHAR!

Abraços!

MONSTRA COMIX

Excerto do Blog Monstra Cultura Pop, do Núcleo Artz.

MONSTRA é um projeto mutante criado pelo Núcleo ARTZ que visa promover eventos ligados à cultura pop (design gráfico, histórias em quadrinhos, desenho animado, games, arte toy, tattoo, graffitti, zines, literatura, filmes B, arte digital, vídeo clipe, arte urbana etc).

Exposição MONSTRA COMIX

Um recorte da produção independente contemporânea mundial de histórias em quadrinhos.

A exposição MONSTRA COMIX ocupará todos os 4 andares do Sobrado Dr. José Lourenço, apresentando uma seleção da atual produção das histórias em quadrinhos independentes locais, nacionais e internacionais.

Produção e curadoria: Weaver Lima, Franklin de Oliveira e Érica Zoe.

Quando e onde: A partir de 22 de novembro no Sobrado Dr. José .Lourenço, Rua Major Facundo, 154 – Centro

Entrada: Grátis

Segunda a sexta: 9h as 19h

Sábado: 10h – 19h

Domingo: 10h – 14h

Para maiores informações:


Aproveitem!

Mafalda não está morta!

Esta foi a afirmação do artista argentino Quino sobre a boataria de que sua personagem Mafalda havia sido morta em uma de suas publicações.


Em entrevista que deu no México ele afirmou: "Essa lenda do caminhão de sopa - porque há várias versões, outra diz que foi um carro de Polícia - nasceu aqui no México (...) eu jamais desenhei isso (...) É uma criação exclusivamente mexicana, eu não sei quem a inventou", completou.


Se você quer saber mais sobre o grande artista argentino Quino, sua personagem Mafalda e outros tantos trabalhos que realizou acesse sua página oficial (espanhol/português):



Quem quiser ler todas as tirinhas da Mafalda basta comprar a excelente compilação Toda Mafalda, Da Primeira à Ultima Tira, pela Martins Fontes. Mas se você não está afim (ou não está podendo) desembolsar R$ 98,50 por este livro, visite:



Vale a pena!

Abraço!

Contato

Para entrar em contato com a Oficina de Quadrinhos da UFC envie email para:

oficina.quadrinhos.ufc@gmail.com